top of page
Edital de apresentação do 2º Concurso de Contos PodLetras

A Equipe PodLetras, em comemoração ao segundo ano de existência do seu Canal no Youtube, tem o prazer de apresentar o edital do 2º Concurso de Contos PodLetras, que tem como objetivo disseminar e difundir a literatura e seus autores.

Leia o regulamento atentamente antes de submeter seu texto para garantir que cumprirá todas as especificações. Originais fora dos parâmetros estabelecidos serão sumariamente eliminados. Após o envio do texto, o mesmo não poderá ser alterado.

 

I – Da organização:

1.1    A seleção para a coletânea do “2º Concurso de Contos PodLetras” será realizada pela Equipe do Canal PodLetras, Will Santos e César Costa, tendo por objetivo escolher contos de autores novatos ou já publicados.

1.2  Caberá unicamente aos indicados no item 1.1 deste edital o recebimento, avaliação, seleção e classificação dos contos.

1.3   As decisões tomadas pela comissão acima nomeada são soberanas e irrecorríveis.

 

II – Da temática dos contos:

2.1 A temática dos contos para esta seleção é LIVRE.

 

III – Das inscrições:

3.1  Poderão se inscrever pessoas maiores de 18 anos (ou menores, mediante autorização de um responsável), de qualquer nacionalidade e não selecionados em edições anteriores da Coletânea PodLetras.

3.2  As inscrições não podem ser feitas por terceiros, cabendo exclusivamente ao autor da obra realizá-la.

3.3 Cada autor deve submeter apenas UM texto para avaliação, se outros textos forem enviados, será considerado apenas o primeiro e os demais serão descartados.

3.4  O interessado deve enviar em uma única mensagem e exclusivamente para o e-mail podletrasoficial@gmail.com três arquivos separados: o primeiro, contendo o texto de sua autoria para a participação do concurso, com título e nome do autor; o segundo, contendo seus dados: nome, whatsapp, e-mail, instagram e uma mini biografia de até 15 linhas (a formatação desse texto deve seguir o padrão da formatação dos contos contida no Item IV deste edital); o terceiro, uma foto em boa qualidade onde não esteja segurando objetos e onde seja possível ver seu rosto, que será usada em caso de seleção para a divulgação da coletânea.

3.5  O prazo de envio dos originais correrá da data da publicação deste edital, dia 19 de janeiro de 2024 a 29 de fevereiro de 2024, sendo prorrogado caso haja necessidade e de acordo com decisão única e exclusiva da organização.

 

IV – Da formatação dos textos e das condições para sua aceitação:

4.1 Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em arquivo Word (.docx), com a seguinte formatação: tamanho A4, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento (antes e depois) 0, espaçamento entrelinhas 1,5, margem normal (superior e inferior 2,5cm; direita e esquerda 3cm) com obrigatoriamente um MÍNIMO de 8 e um MÁXIMO de 10 páginas.

4.2 Não serão aceitos textos que contenham qualquer tipo de discriminação (racial, religiosa, sexual, etc.) e que contenham calúnias, injúrias e difamações contra indivíduos ou grupos.

4.3 Não serão aceitos trabalhos em coautoria.

4.4 Serão aceitos exclusivamente textos em português, em conformidade com o NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO e INÉDITOS (entenda-se por inédito o texto nunca publicado total ou parcialmente em livro ou revista, seja por meio digital ou físico. Publicações em sites, blogs e redes sociais não quebram o ineditismo da obra).

4.5 Em HIPÓTESE ALGUMA serão aceitos textos produzidos total ou parcialmente por meio de, ou com o auxílio de IA (Inteligência Artificial). Caso seja constatado o uso desse artifício, o autor será eliminado e ficará banido de participações futuras em concursos e projetos elaborados pela Equipe PodLetras.

4.6 Serão aceitos apenas textos escritos em PROSA. Poesias, crônicas, prosas poéticas e demais textos não serão contemplados neste concurso.

 

V – Dos valores.

5.1 NÃO serão cobrados valores referentes à participação, inscrição ou publicação da obra final, seja por meio digital ou físico.

5.2 Os autores selecionados não serão obrigados a pagar cotas, adquirir livros ou vendê-los, não devendo repassar qualquer valor à organização em qualquer momento antes, durante ou posteriormente à seleção.

5.3 Os autores selecionado receberão, a título de direitos autorais, o valor de 10% sobre o preço de capa a ser rateado entre todos os participantes (tão logo se atinja o valor mínimo de R$ 50,00 a ser depositado para cada).

 

VI – Das responsabilidades legais.

6.1 O autor declara ser exclusivo proprietário dos direitos sobre a obra, declarando ainda não existirem contratos que a impeçam de ser publicada na coletânea resultante deste concurso, recaindo sobre o autor toda a responsabilidade em caso de processos por plágio ou quebra de contratos editoriais existentes, assim como dos direitos autorais, ficando isenta a Equipe organizadora deste edital.

 

VII – Das premiações aos selecionados.

7.1 Serão selecionados 10 autores cujos textos formarão uma coletânea onde serão incluídos, também, contos dos organizadores citados no item 1.1 deste edital, e da CONVIDADA ESPECIAL desta edição, a autora LARISSA BRASIL. O livro será impresso pela Equipe PodLetras em tiragem que esteja de acordo com as previsões de vendas.

7.2 O livro estará disponível para venda ao público através de sites escolhidos por critério único e exclusivo da Equipe.

7.3 O autor do conto mais bem avaliado receberá uma oferta para a publicação de um livro de sua autoria, de até 45 mil palavras, pela Equipe PodLetras, totalmente SEM CUSTOS. Caso o primeiro colocado não apresente seu original dentro do prazo de QUATRO MESES a partir da divulgação dos resultados, a oferta passará ao segundo, que terá MAIS DOIS MESES e, caso este descumpra o prazo, ao terceiro colocado do concurso, que terá MAIS UM MÊS.

7.4 O autor do conto vencedor participará de uma LIVE no canal PodLetras, realizada no Youtube, para divulgação de suas obras e carreira.

7.5 Os demais selecionados participarão de uma LIVE no canal PodLetras em grupos de três, devendo estar disponíveis nas datas informadas, sob risco de não participação.

7.6 Mediante as possibilidades, poderá ocorrer uma sessão de lançamento e autógrafos em local e data a serem determinados pela Equipe PodLetras, sendo de responsabilidade dos autores que desejem participar, arcar com os próprios custos de deslocamento, alimentação e hospedagem.

 

VIII – Da divulgação dos resultados.

8.1 Os resultados informando os nomes dos selecionados serão divulgados até o dia 30 de abril de 2024, por meio do canal do youtube do PodLetras, seu site e suas redes sociais, além do envio de comunicado por whatsapp aos selecionados no número informado no ato da inscrição.

 

IX – Das disposições gerais.

9.1 O envio do conto para a seleção implica na aceitação de todos os termos descritos neste edital.

9.2 Cabe unicamente à Equipe organizadora decidir qualquer questão não prevista neste edital.

9.3 Os participantes não têm a obrigação de seguir as redes sociais do PodLetras, nem se inscreverem em seu canal, no entanto, esses serão os principais meios de comunicação entre a organização e os autores, sendo interessante, portanto, que sigam e se inscrevam.

Instagram: @podletras

Youtube: Podletras

Site: www.podletras.com.br

 

Boa sorte a todos os participantes!

bottom of page